quinta-feira, setembro 22, 2005

O jogo!

Meu primeiro seminário e eu já me estressei e quase comecei uma briga no meio da biblioteca!

O seminário que tivemos essa semana, chamado Negosim, foi bem interessante. Trata-se de um jogo e a nossa turma foi dividida em grupos que representavam empresas em diferentes partes do mundo e que tinham que adotar estratégias baseadas em:
1. Crescimento: aumento de produção, alianças estratégicas, joint ventures, entre outras opções.
2. Exportações: todas as empresas começaram o jogo como empresas “locais” e cabia aos dirigentes a decisão de exportar ou não.
3. Investimentos em novas tecnologias (pesquisa & desenvolvimento)

Nós passamos quatro dias “jogando”. O nosso grupo terminou o jogo numa situação relativamente boa, depois de muito estress na terça e quarta-feira. Passamos por períodos difíceis em que eu achei que estávamos praticamente sem saída, mas o que mais me deixava inquieto era a atitude laissez-faire de alguns dos meus colegas dizendo que tudo não passava de um jogo diante da nossa situação catastrófica!

Eu concordo com quem diz que o autor da frase “O importante é participar” nunca perdeu uma partida ou seja lá o que for. A situação da perda é terrível (ainda mais para uma empresa!) e eu me envolvi de tal forma no jogo que acho que até passei dos limites em certo ponto...

Bom, o importante é que o nosso grupo tomou decisões acertadas e no final das contas nós conseguimos ótimos resultados e fechamos o jogo numa situação confortável com um excelente valor de ações no mercado financeiro, um bom lucro líquido, dinheiro em caixa e o indicador ”market/book” (não sei qual seria a expressão apropriada em português) pra lá de saudável.

Não final, não existe um ganhador formal nesse jogo, mas eu posso dizer que o meu aprendizado nessa semana corresponde ao que eu esperava de um MBA – creio inclusive que os erros cometidos pelo meu grupo nos ajudaram a tirar mais proveito da situação do que as outras “empresas”, com um desempenho relativamente bom desde o começo do jogo.

Aulas formais começam na próxima segunda-feira e daí sim a minha carga horária vai ficar pra lá de sobrecarregada...mas confesso que estou entusiasmado pelo que me espera!

Nenhum comentário: