segunda-feira, junho 26, 2006

Os Brasileiros imigraram para a Holanda

Obviamente sem considerar o Brasil, eu nunca vi tanto Brasileiro junto como nesse último final de semana em Amsterdam. Eles estavam por todo canto! E claro que a grande maioria usando com orgulho a camisa do Brasil. Fiquei impressionado, por onde quer que a gente ia em Amsterdam, ouvia-se o português. Não sei se foi pura coincidência ou se havia algum evento para Brasileiros na cidade. Fato é que dentro do Museu Van Gogh, fantástico diga-se de passagem, parecia que eu estava andando pelo Memorial da América Latina em São Paulo.

E Amsterdam - sim, novamente mudei a primeira impressão que tive de uma cidade. Mas eu percebi porque não gostei de Amsterdam da primeira vez que fui, e caso tivesse ido sozinho novamente, não creio que teria gostado da cidade. O que para alguns pode ser "interessante", para mim os tais coffee shops que vendem legalmente os cigarros de maconha junto com o ambiente de prostituição, principalmente nas mediações do bairro da Luz Vermelha, dão um ar deprimente à cidade, ao qual eu estava mais susceptível quando visitei Amsterdam sozinho no verão do ano 2000.

Seis verões se passaram e dessa vez eu viajei para capital holandesa convidado pelo Puvadol, um amigo tailandês do MBA, que foi pra lá visitar outros amigos. Um dos seus amigos foi buscar a gente no aeroporto e de lá nós seguimos imediatamente para Gouda, cujo nome deu origem ao queijo que conhecemos. Os holandeses podem não ter a variedade que os franceses têm em queijos, mas o pouco que fazem, o fazem muitíssimo bem! Gouda é uma típica cidadezinha européia, com uma praça central cheia de lojinhas, restaurantes, a prefeitura e a igreja. A arquitetura tipicamente holandesa, com as casinhas estreitas e pontiagudas no teto, e o estilo interior dão um toque de charme à esta cidade, que valeu a pena visitar.

Outra caraterística que faz a fama de Amsterdam é a comida ruim. E realmente pelo que OBSERVEI ao andar pela cidade, a culinária realmente não é um ponto forte por lá. Reparem que eu escrevi observei ao invés de provei. Por isso que é sempre bom encontrar com pessoas que moram na cidade, pois as chances de parar nos lugares conhecidos como tourist traps ou armadilhas pra turistas diminuem em pelo menos 99%.

Comi muitíssimo bem em Amsterdam! Uma vez num café com vista para o canal chamado "Buffet van odette" e todas as outras na casa dos novos amigos em Amsterdam. Foi ótimo, pois além de economizar o dinheiro das refeições, era muito mais agradável e saboroso comer em casa, batendo papo e vendo o sol se pôr* do apartamento deles com vista para um dos canais (* o pôr do sol durante o verão acontece depois das 22:00). O cardápio das duas noites foi inspirado na cozinha tailandesa, mas de entrada na segunda noite saboreamos um prato composto de foie gras com framboesas, pêra cozida no vinho branco com especiarias, folhas de endiva com roquefort e chutney de manga. Tudo isso combina PERFEITAMENTE com um vinho doce Sauternes, que foi o que bebemos ao saborear esse prato. Uma magia de sabores impossível de ser descrita!

No quesito Copa do Mundo, os holandeses são super patrióticos e o espírito da Copa está por todo lado na cidade. Ainda bem que eu pude presenciar tudo isso antes dos portugueses acabarem com a festa deles ontem!

Semana agitada e tempo ruim em Paris, com céu nublado e chuva. Apesar de não ter aula hoje, tenho que começar a trabalhar nos dois trabalhos que tenho que entregar essa semana. São dois textos: o primeiro é baseado em uma série de palestras que tivemos com pessoas que são influentes no que quer que façam e dessa forma vieram nos falar sobre liderança - o texto deve abordar os pontos fortes e pontos fracos pessoais no quesito liderança; o segundo texto é um plano de carreira, que deve ser feito baseado nos diferentes seminários que tivemos voltados para essa área.

E final de semana que vem a minha grande amiga Ho está chegando aqui em Paris por somente 24 horas, então tenho que trabalhar agora para poder aproveitar bem o tempo com ela!





Eu passeando no sábado de sol pelos canais de Amsterdam










A arquitetura holandesa, que está presente por toda a cidade

4 comentários:

Vick disse...

Alan, você e tuas primeiras impressoes! Vá lá ver qual foi a tua primeira impressao quando me viu dentro do teu apto em Paris... agora falta você vir mudar a tua má impressao de Dubai! By the way, gostei da tua sugestao no teu último comentário no meu blog. Et pourquoi pas? :-) Boa semana

Anônimo disse...

Definitivamente, a primeira impressão não é a que fica, preciso de uma nova impressão de Paris...acho que vou te visitar. bjsssssss e muita saudade

RM disse...

A Europa está infestada de brasileiros... e ainda dizem que não têm dinheiro!
P/mim, Paris só tem céu nublado e chove... a tal "primeira impressão" (que nem dá vontade de dar outra chance p/ ter a segunda... haha).
Beijos!!

P.S: Brasil x Italia prefiro nem ver!! Eu digo que torço pros dois, que tanto faz e tal, mas no fundo é sempre Italia...

Renato disse...

Adoro Amsterdam!
Foi meu primeiro destino dessa temporada aqui na Europa.
Abraco