segunda-feira, novembro 27, 2006

Ando meio sem inspiração

Deve ser a falta de tempo. Ou também pode ser a chegada do outono, quase inverno aliás, com dias mais curtos e certamente mais frios. Talvez os dois. Mas o que é certo é que não tenho muito do que me queixar - como já havia anunciado antes, negociei o meu contrato com a Carlson Wagonlit Travel aqui em Paris para continuar trabalhando para eles depois do MBA. Vou dar continuidade ao projeto que comecei em Agosto, que agora deve atingir um status global e depois de termos dado o ponta pé inicial aqui na Europa, vamos começar o mesmo na América do Norte, América Latina (quem sabe eu não acabe numa viagem de negócios aí no Brasil) e Asia Pacífico.

Estou num departamento estratégico cujo objetivo é desenvolver a parte de venda de hotéis dentro do grupo, principalmente para os clientes atuais; mas como já havia mencionado antes, não acho apropriado ficar escrevendo muito sobre o que faço aqui no blog uma vez que várias das informações com as quais lido são confidenciais. E de qualquer maneira, não quero entendiar ninguém com histórias de trabalho.

Há dois finais de semana estive em Hamburgo. Foi a minha segunda vez por lá. A primeira tinha sido a trabalho em Janeiro de 2005 e fazia um frio "de cortar". E além do mais eu estava lá a trabalho. Dessa vez foi diferente, fui pra lá para rever o Renato e a Ane, que estiveram aqui em Paris para o show da Marisa Monte em Outubro. Os anfitriões não poderiam ter sido melhores e tomaram conta de todo o programa com muitíssimo esmero, que incluiu uma visita a Lubeck, onde come-se o melhor marzipã do mundo.

Ainda em Hamburgo assistimos a uma peça chamada Noises Off. Quando o Renato me convidou para ir assistir uma peça dirigida pela amiga dele, pensei "Xii, aí vem bomba", mas topei. Acabou sendo uma das melhores peças de comédia que eu já assisti e nós chegamos a chorar no teatro de tanto rir. Trata-se de uma peça dentro da peça, onde temos a impressão que os atores estão ensaiando para a noite de abertura, o que a torna difícil de ser encenada, porém extremamente divertida. Como o roteiro dessa peça já ganhou vários prêmios, se alguém tiver a oportunidade de ver uma das montagens, eu recomendo.

Já no último final de semana estive em Lille, onde tinha um aniversário. Talvez por estar ao norte, na fronteira com a Bélgica, eu sempre tive a impressão que Lille seria uma cidade feia e sem grande interesse.

Lille fica a 220 km de Paris, que o TGV faz confortavelmente em 1 hora (eita maravilha morar em país desenvolvido!). Ao sair da estação central de Lille, dou de cara com um chafariz em frente a uma avenida cheia de elefantes indianos em ambos os lados da rua. Ops, deixa eu corrigir, estátuas de elefante. Era como se estivesse na India, mas com pelo menos uns 20 graus a menos e com tudo organizado.

A cidade, que foi a capital européia da cultura em 2004, está promovendo esse ano o Lille 3000, que proporciona ao visitante uma viagem à India. Em 2008 será uma viagem ao Leste Europeu.

Eu infelizmente só tive tempo de visitar uma das exposições do evento, chamada "Bombay, Maximum City". Mesmo tendo as minhas reservas com a India, devo dizer que saí da exposição completamente encantado - trata-se de uma exposição onde podemos caminhar entre as obras, observar as esculturas e objetos expostos, chegar perto deles, colocar o fone de ouvido e assistir a um documentário cuja pequena televisão foi colocada dentro de uma lata e várias latas se enfileram, uma ao lado da outra, mostrando imagens e depoimentos de gente comum sobre as tradições indianas e como é a vida em Bombay. Outras obras contrastavam a pobreza com o desenvolvimento tecnológico do país. Uma maquete dá ao visitante uma idéia do que é um subúrbio em Bombay, que não é muito diferente de uma favela Brasileira e um documentário super interessante mostra um trem que circula por Bombay somente para mulheres, onde o papel desse trem passa de um mero meio de transporte para um ambiente social onde essas mulheres festejam casamentos, choram mortes, trocam confidências...

Enfim, fiquei estupefato com a exposição. E também sempre me surpreendo com a quantidade e variedade cultural a qual temos acesso aqui na Europa, talvez seja pela diversidade do Europeu, que está sempre curioso para discutir diferentes temas e ver o que se passa fora daqui.

Próximo final de semana fico aqui em Paris. E na semana seguinte tenho uma viagem a trabalho para Roma e Bari. Como irei pra lá na quinta e sexta-feira, aproveitarei para passar o final de semana em Roma, que só estive uma vez na minha primeira viagem à Europa em 1999, então estou louco para voltar pra lá e redescobrir talvez a segunda mais bela capital européia. Só pra evitar confusão, é óbvio que a primeira é Paris!

8 comentários:

Vick disse...

Alan, eu ando bem sem inspiracao. Estou em Vancouver, com muita neve e amanha vou para Los Angeles. Lugares sem muito allure! Bem, aproveita para caminhar bastante por Roma, que eh linda maravilhosa.

Renato disse...

Alan!
Foi muito legal ter lhe recebido em casa naquele final de semana. Aproveitamos muito! Tambem ando sem inspiracao (xiii, esse negocio pega...) mas contando os minutos para ir ao Brasil. Dai volto CHEIO de inspiracoes, hehehe.

RM disse...

Também quero ir p/Romaaaaaaa! :-) Aproveita muuuuuito!!
P/mim é a PRIMEIRA mais bela, claro... hehehe!
Beijos!!
ps: muito legais as ultimas fotos da viagem da tua familia.

Anônimo disse...

Prezadíssimo primeiro mise brasileiro:
as pessoas tbm achavam que vc tinha se mudado para o Timor Leste, tamanho era seu sumiço ?
:(
Sim, estou confusa.
Bjos, Fer

georges disse...

Ha!ha! vc vai acabar indo para India e morar la Alan... Quando vc provar um maravilhoso tikka mesala chicken, ai vc sera 100% conquistado...

Parabens pelas viagens... vc nao para cara!!!

Anônimo disse...

OI, meu bem, eu não ando nada sem inspiração ainda mais com tudo que promete para 2007... só agora meu computador voltou do coma em que estava e pude dar uma olhadinha no seu blog, a inveja negra voltou e adorei a foto da Doca com a Dé em frente ao quadro, ficou mto legal... um beijo e ótimo fim de semana
o fim de ano chega que falta faz uma viagenzinha né!!!!

Marlene Maravilha disse...

A melhor coisa que pode nos acontecer na vida, é estarmos bem conosco mesmo. Com inspiração ou sem ela, eu sinto-te assim.
Parabéns por todas as tuas fotos. São sempre muito bonitas.
beijo
Ah, aproveita muito de Roma e dá-lhe o meu abraço dizendo que volto rápido. :))

Anônimo disse...

A falta de inspiração tá durando tempo demais, darling!
What's up?
bacci, da Tati