segunda-feira, dezembro 11, 2006

Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay!!

Eu sou um pouco supersticioso. Assim como a maioria dos brasileiros também o são. Chega essa época de final do ano então, a coisa piora - roupa branca para a passagem do ano, pular 7 ondas na praia quando dá meia-noite, comer lentilha para ter dinheiro no ano seguinte e assim segue a lista...

Em 1999, eu fiz como manda o figurino, saquei minha moeda e atirei nas águas da Fontana de Trevi para um dia poder voltar à Roma. E lá estava eu no último final de semana, 7 anos depois da minha primeira visita à bela capital italiana, acho que estava ainda mais bonita de quando eu a vi pela primeira vez.

É impressionante como uma cidade foi construída ao lado de monumentos tão importantes e tão grandiosos.

Confesso que depois depois de todos esses anos, eu não tinha a imagem de Roma completamente nítida na minha memória, então sair do hotel no sábado de manhã e dar de cara com o Coliseu foi um enorme prazer. Ainda mais num dia que mais parecia de primevera do que de final de outono, com céu azul e sol brilhando.

Depois do Coliseu segui através do Foro Romano e diz a história que os conquistadores o atravessavam aos clamores e palmas do povo, porém o atravessavam com um escravo atrás dizendo "Lembre-se, você é mortal" para que eles não ficassem fora de si com tanta popularidade. Ali era o centro do poder de toda a região do Mediterrâneo e na época um dos locais mais importantes no mundo.

Passei ainda pelo Pantheon e pela Praça de Espanha, onde alguns milhares de romanos e turistas se misturavam tentando achar as melhores ofertas de Natal. E depois de um dia maravilhoso, era hora de tomar o metrô para seguir de volta ao hotel e é nessa hora que vi que nem tudo são flores em Roma. Milhares de pessoas tentando sair, enquanto outras milhares tentavam entrar na estação, tudo isso diante de UMA SÓ máquina que vendia bilhetes e trombadinhas para todo lado. Dei meia volta e segui a pé pela Via Veneto até a próxima estação.

O domingo também amanheceu com sol. Tomei café e segui para o Vaticano. Sem realmente ter planejado, chego perto do Vaticano e vejo um monte de gente correndo, entre elas algumas freiras filipinas e somente ao cruzar os arcos que levam à Praça de São Marco, noto que o papa está na janela abençoando todos os fiéis em várias línguas e pedindo paz no Oriente Médio. Não sei o que dizer do Vaticano, mas foi a segunda vez que lá estive e posso afirmar que pra mim existe algo de mágico no lugar, que sempre me trazem lágrimas aos olhos. A benção do papa eu dediquei ao meu pai, que queria tanto ter visto o João Paulo II em 1999, mas depois de 2 horas de atraso e nada do papa, tivemos que correr para a estação para tomar o trem para Veneza.

Assisti ao final da missa dentro da Basílica de São Pedro e de pude então compreender a sensação de paz daquelas brasileiras que saíram da Notre Dame, com a diferença de que eu não me coloquei lá na frente da igreja e nem tirei foto com flash do padre quando ele estava vindo dar a comunhão. E quando saí, uma chuva começava a cair sobre Roma. Segui pela avenida principal e notei uma enorme bandeira brasileira - trata-se da Embaixada do Brasil em Roma, em localização privilegiada, bem ao lado do Vaticano. Uma quadra depois, vejo a bandeira argentina, mas junto com a russa. Conclusão, nós estamos mais perto do Vaticano e não temos que dividir o prédio com ninguém.

No caminho de volta ao hotel, no qual tomei chuva sem parar e minha meia fazia "tschoc, tschoc" de tão enxarcada que estava, ainda passei pela Piazza Navona, mas a fonte que fica no meio dela e representa os grandes rios do mundo, está sendo restaurada.

E num parágrafo a parte vem a comida. Já acostumado com os preços parisienses, eu achava difícil acreditar que estava comendo tão bem e por tão pouco. Uma típica trattoria ao lado do hotel tinha uma comida tão boa, que os meus dois jantares foram nela. Comi uma das melhores panna cottas da minha vida e a pizza só perde para uma outra pizzaria numa pequena cidade no norte da Itália chamada Montebello, e nem estou dizendo isso porque o dono da pizzaria é o Henrique...

Enfim, Roma é maravilhosa e espero não ter que esperar mais 7 anos para revê-la. Por via das dúvidas, dessa vez joguei duas moedas na Fontana di Trevi, uma com a mão direita e uma com a mão esquerda. Afinal de contas no creo en las brujas, pero que las hay, las hay!

13 comentários:

RM disse...

Ahhhhhh, a minha moeda tambem fica la toda vez que ponho o pe na cidade! É uma das primeiras coisas que faco! hahaha! Bom, tem funcionado...
Nessa época de Natal a cidade fica insuportavel de gente, mas linda, sempre.
Sou apaixonada por Roma, incluindo todos os seus defeitos...
Beijoooos!

RM disse...

Alan, uma duvida... a embaixada brasileira fica (ou ficava) na Piazza Navona, nao perto do Vaticano... mudou de lugar?

Anônimo disse...

Gostou de Roma entao, pena que pude te encontrar là! mas tudo bem. olha, vc se salvou, mesmo se for verdade se nao tivesse falado que minha pizza era melhor, nao falava mais com vc! rsrsrs
abraçao e boa semana

Vick disse...

Alan, agora estou do lado de cá do blog e está me dando uma ziguezira...mas no dia 5 de janeiro eu desembarco em CDG para passar o final de semana com você. Já reserve os dias para mim.
Biz

Renato disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renato disse...

Minha moeda deve ter sido de menor valor que a sua, pois a primeira vez que pisei em Roma foi em 97 e so retornei em 2006, ou seja, 9 anos! hehe.
Vou confessae que dessa ultima vez me decepcionei muito com Roma, nao pela cidade, que é eterna, mas pelos romanos. Povo sem educacao e nem um pouco amigavel com turistas. Nesse ponto Roma merece nota ZERO.
Mas enfim, Roma e Roma e ponto. A cidade inspira, um museu ao ar livre. Roma é o caos e a harmonia lado a lado. A poluicao sonora e o belo numa
verdadeira obra prima. Joguei minha moeda novamente, dessa vez em Euro, que anda mais valorizado que a antiga Lira.

Ro, sim, a embaixada do Brasil continia na Piazza Navona. Alan, voce deve ter visto uma casa de Samba! rsrsrs ALK!

RM disse...

hahahahaahhahahahaahaa to achando sim que foi uma casa de samba.... ;-))))

Anônimo disse...

Olá Alan fiquei emocionada em ler a sua mensagem, portanto foi o seu pai que me contou do seu blog, imagina quando ele leu a alegria que ele ficou.
Nós comentamos ontem a noite, que apesar de você estar distante, você tenta se fazer muito presente; eu já estava desesperada por fazer dias abrindo email e não te achava, estas nossas conversas me alimentam para aliviar a sua falta. Parabéns pela facilidade que você tem para escrever e se expressar. Amo você meu filho e meu amigo.

Beijo grande

Anônimo disse...

Quem sabe nao podemos marcar de nos encontrar em Roma um dia desses, afinal a familia Pellicano tem integrantes por la.
Muitos beijos pra você e sua família e que 2007 seja ainda melhor que 2006!!

Familia Pellicano

Marlene Maravilha disse...

Sempre viajamos juntos meu amigo. E eu, como sempre, adorei a viagem.
Andamos lado a lado, e só faltou entrarmos no Café de Paris, da Via Veneto, para tomar um delicioso café!!!No mais, eu também amo Roma, joguei a minha moedinha e estou quase retornando. Me aguardes.
Muitos beijos. Como sempre gosto como discorres sobre todas as coisas.

Anônimo disse...

Queris lindeseris!!!
Acho que da próxima vez vou jogar umas cinco moedas pq eu até agora não voltei...rsrsrsrs.
Estou morrendo de saudades!!!
Bjs.

RM disse...

Feliz Natal!!!! Um beijo grande e espero que a gente se encontre mais no ano que vem!! :-)

Anônimo disse...

E eu que fui a Roma e não fui à Fontana di Trevi kkk...pois é...será q é por isso que eu nao voltei mais?? beijossss