domingo, setembro 03, 2006

Com ou sem paixão?

Madonna cantou. E continua arrastando multidões nas principais cidades do mundo para vê-la “cantar”. Os ingressos se esgotam como num passe de mágica e pouco importa se o valor é de EUR 100, EUR 200 ou até mais...

Nunca me aventurei num concerto internacional no Brasil. Sempre fui meio averso à multidões e nunca tive interesse em assistir algo num campo de futebol onde pode se ver o artista praticamente do tamanho de um grão de arroz. Entretanto, pensei que seria legal ver Madonna aqui em Paris.

No dia 31 de Agosto às 21:15, terceira noite de apresentações da super star aqui em Paris, ela literalmente desce ao palco dentro de uma bola enorme, igual a essas que dão efeito de luzes nas boates enquanto a música Future Lovers começa a tocar.

Tudo perfeito. Aliás, quase tudo, porque num raro momento de interação com o público, ela pergunta para uns fãs segurando a bandeira de Portugal em frente ao palco de onde eles eram, “nós somos de Lisboa”, “ah, então quer dizer que vocês são espanhóis”. Ok, tudo tecnicamente perfeito. Inclusive ela, que já beirando os 50 parece ter acabado de fazer 30.

Luzes, movimentos, efeitos visuais, coreografia e figurino dignos de uma super-produção da Broadway.

Mas ainda assim faltava algo. Faltava paixão. Faltou Madonna me deixar com os pelos arrepiados. Sabe aquilo que já falei numa história anterior da sensação de ouvir o primeiro acorde de uma grande orquestra sinfônica? Faltou justamente isso...faltou a paixão pela música e a vontade de dividí-la com aqueles que pagaram caro para as 2 horas exatas de concerto, nem um minuto a mais, nem um a menos.

Do pouco francês que falou, uma das frases foi “je suis fatiguée”. Cansada de estar ali? Fiquei tentando entender o porquê do cansaço, uma vez que no dia anterior não teve concerto e na quarta-feira dia 31 ela começou o show às 21:15. Entendi que deve ser o cansaço de estar fazendo algo mecânico, como uma linha de produção, sem espaço para criatividade, sem espaço para improvisação. 1, 2, 3, 1, 2, 3.

Valeu a pena ter ido ao show? Sim. Irei no próximo (se é que vai ter um) ? Provavelmente não.

E num momento de transição entre o meu emprego anterior e o que virá no início de 2007, tenho total convicção que preciso de algo que me faça levantar da cama de manhã com paixão e motivação para fazer seja o lá o que for na minha vida.

Não quero fazer algo mais ou menos. Não quero fazer algo que não me deixe criar ou pensar. Quero uma estrutura, mas ao mesmo tempo quero liberdade de pensamento e ação. Quero, através do que for fazer, poder dar aqueles ao meu redor a mesma sensação que a orquestra sinfônica me dá quando toca com maestria uma obra de Mozart, pois somente assim terei certeza de estar fazendo o meu trabalho plenamente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Alan eu tenho certeza que vc vai adorar o show da Marisa Monte...

Alan disse...

Esqueci de dizer: George, Raul, Renato e Vinicius - manda ver, estou preparado para o comentario de voces ;-)

RM disse...

hehehehe quero só ver o que o Re e o Vini vao dizer...
Alan, demorou! Vem logo!! (quer dizer, qdo eu tiver uma casa p/poder te receber... hehe)
Beijoooos!

Vico disse...

Já estou aqui, INDIGNADO, com o tamanho da sua exigência!! ALAN!!! Talvez a diva estivesse gripada justamente no dia em que você foi assisti-la. Talvez a bichinha estivesse com uma diarréia incontrolável e por isso você não pode sentir toda a emoção que esperava... Sei lá! Mas sou obrigado a discordar dos seus sentimentos, apesar de entender que cada apresentação é diferente...
Com expectativas tão altas, eu é que não quero me apresentar pra você...
Nos vemos em breve, hein? Aí poderemos continuar essa discussão... hehehe!

Vico disse...

Sabe que não consigo chegar à conclusão de qual paisagem eu prefiro, né? Acho que poder viver um pouco de cada é perfeito... Hoje comerei tapas em sua homenagem!!!!! Em alguns dias estou de volta!! OBA! Me aguarde!!

georges disse...

Puxa Alan!!

Eu que vi a Madonna de longe, achei o show sensacional... ela nao precisa demostrar mais nada... ateh perdoo a falta de conhecimento dela em geografia... e olhe la que sou o primeiro que deveria indignado com o erro que ela fez...
Verdade... je suis fatiguee... nao houve bis... mas ela eh assim mesmo... que fazer!!! Puxa, Alan.. EH A MADONNA!!! Nao eh Britney Spears, Cristina Aguilera... faz 20 ans que ela anda no topo e faz 20 anos que todos os criticos dizem que ela estah acabada... pelo andar da carruagem, ela vai continuar fazendo shows daqui outros 20 anos... e eu vou pagar pra ver!!!!

Anônimo disse...

Tb acho q vc é muito exigente, pq ela disse q estava cansada logo depois de um hit super dançante, ela simplesmente quis dizer q aquela musica era muito exigente, mas ela tb disse "je suis chaude"!!! O q so vem a provar q ela simplesmente quis falar françês, nao quis explicar, ou transmitir nenhum sentimento a mais ou a menos, quis simplismente agradar aos franceses falando françes!! Mais uma vez mostrando seu profissionalismo.
Adorei o show dela!!
Vamos ver o Marisa novamente juntos, vamos ver si concordamos dessa vez!!!
BJS

Anônimo disse...

Eu curti o show...para quem chegou em Paris algumas horas antes, sem ingresso até que foi meia boca! Como assisti ao primeiro show...talvez ela estivesse menos fatiguée...rs! ab´s
ps. concord com vc no lado mecânico...e ela caiu no meu conceito com a história de Lisboa...
Gde abraço....Raul