quinta-feira, setembro 07, 2006

Alan, le Parisien

No meio de um metrô lotado de gente semana passada, me vi fazendo o que achava impensável quando cheguei em Paris. Esmagado no meio da multidão que vai ao trabalho todos os dias entre 08:30 e 09:00, eu simplesmente peguei o meu livro e segui lendo durante todo o percurso, em pé, sem me importar com as freiadas bruscas ou com quem quer que seja que estivesse ao meu lado.

Isso é tipicamente parisiense! Quando se adentra um vagão de metrô aqui, pelo menos 60% das pessoas estão com um livro ou jornal abertos. No começo eu achava meio estranho, mas pouco a pouco fui me adaptando a esse costume e agora saco o meu livro sem nem perceber – principalmente depois que roubaram meu iPod...e antes do iPod eu geralmente caía no sono quando a viagem era muito longa. Aqueles que me conhecem bem sabem que eu faço isso com a maior facilidade...

O livro que estou lendo atualmente chama-se God Save la France de Stephen Clarke (o título original é A Year in the Merde) e fala sobre um inglês que vem expatriado a Paris e conta as peculiaridades da vida parisiense. Um pouco exagerado certamente, mas leitura obrigatória para qualquer estrangeiro que venha morar em Paris. As partes que o autor escreve em inglês, mas como se fosse um francês falando, são de chorar de rir. Coisas como “I am very appy work wiz you”, “Compiouteur système” ou ainda “Oui, my asband was angliche” – quem já falou inglês com um francês sabe que eles falam exatamente assim! É hilário.

Curioso que o livro começa explicando a rentrée. A rentrée é o retorno das férias de verão, que nunca é inferior a 2 semanas, sendo que a média deve ser 3. Assim como dizem que no Brasil nada funciona antes do Carnaval, aqui na França nada funciona em Agosto. Paris vira praticamente terra de ninguém. Os restaurantes fecham e na porta colocam um papel sulfite informando que todo mundo partiu em férias e volta só em Setembro. O restaurante italiano ótimo que fica perto da minha casa fechou na metade de Julho e abriu somente na última segunda-feira. O metrô cede espaço aos turistas americanos com suas camisas floridas e máquinas fotográficas sofisticadas penduradas no pescoço; os alemães com seus chinelos e meia branca ou preta, depende do gosto do cidadão; os japoneses sempre em grupo e sempre com uma sacola da Louis Vuitton, Burberry ou Gucci; e por aí vai.

Férias de verão são sagradas para os franceses. Funciona como se fosse um ritual que todo mundo está habituado desde que nasceu. Então essa última semana o escritório voltou a ter gente. Todo mundo bronzeado e dizendo como é duro voltar depois de 3, 4 semanas de férias e que então eles preferem “pegar leve” essa semana e no week-end prochain eles vão para a Provence porque parte da família ainda está por lá.

Geralmente quem sai de férias sou eu! Fiquei indignado de estar trabalhando o mês de Agosto todinho e todo esse povo falando dos lugares que foram!! Quero pra mim também...já combinei com um amigo que caso a gente fique aqui na França mesmo, vamos alugar uma casa em St. Tropez para o próximo verão e no começo de Setembro voltaremos bronzeados e reclamando do trânsito, do monte de gente na Côte d’Azur, do problema para conseguir reservas nos resturantes, etc, etc...aí sim, nos tornaremos verdadeiros Parisienses, on deviendra vraiment Parisiens.