domingo, agosto 20, 2006

O tempo passa, o tempo voa...

E a poupança Bamerindus continua numa boa! O Banco Bamerindus nem existe mais, porém esse jingle ainda persiste na minha memória, junto com outras infinitas memórias da minha vida até hoje.

É difícil de acreditar que um ano já se passou. Ainda me lembro como se fosse ontem eu correndo com a papelada de visto, entregando o apartamento em São Paulo, trocando dinheiro, ponderando se tinha tomado a decisão certa, passando o maior tempo possível com a minha família e meus amigos, comendo as minhas comidas favoritas e ainda por cima preocupado com o fato de eu estar saindo do Brasil com “n” fatores incertos, principalmente financeiros.

Se tivesse uma bola de cristal, talvez nem tivesse me preocupado tanto, mas acredito que isso seja natural do ser humano, porque assim que algo se ajeita, logo tratamos de arrumar algo novo para tomar conta dos nossos pensamentos.

Foi no dia 15 de Agosto de 2005 que eu deixei o Brasil. Olhando lá atrás, ao mesmo tempo que parece que nem faz muito tempo que estou aqui na França, eu vejo o valor de tal período na vida de alguém.

Não consigo precisar em números, fatos ou palavras o que representou ter investido nesse MBA. Tem a parte óbvia do aprendizado, que é certamente fantástica e eu já estava sentindo falta desse desafio, mas tem também aquele aprendizado que é diferente de ser humano para ser humano – aquilo que aprendemos por conviver e encontrar com pessoas novas e de origens e culturas diferentes; tem também o aprendizado do dia-a-dia, aquele bem simples que vai da descoberta do saber onde comprar a sua comida predileta até o ponto alto que é a total imersão na cultura local, onde você passa a se sentir parte integrante da sociedade.

Fácil? De jeito nenhum. Só um tolo diria isso! Ainda me lembro do meu olhar desconfiado (e até um pouco frustrado) do primeiro dia em que entrei no meu modesto quarto universitário lá em HEC com uma cama sem lençol, uma escrivaninha vazia e nem papel higiênico havia no banheiro. Pensei “que diabos estou fazendo aqui?” e ainda me lembro do comentário da Cíntia, que quando viu as fotos que eu coloquei no blog, fez a comparação com o meu mega apartamento de expatriado em Beirute.

Por isso que eu acho importante aproveitar cada fase da vida e tirar o máximo de proveito de cada uma delas. Porque foi engraçado como o tamanho e a simplicidade daquele quarto foram perdendo a importância com o passar dos dias e também cada vez que eu me lembrava do por quê da minha vinda para França. Assim que encontrei as pessoas que seriam os meus colegas de classe e assim que comecei a assitir as aulas, tive a certeza de que estava no lugar certo e na hora certa e o luxo e a mordomia que tinha deixado para trás (temporariamente) não me faziam falta naquele momento.

Voltando ao meu parágrafo inicial, pergunto: o que é a vida, senão um amontoado de memórias e aprendizados que juntamos desde o momento que nascemos? E se for isso mesmo, é bom ter certeza de estar tirando o maior proveito possível dela. E olhando para esse ano que passou, fico feliz pelo que aprendi, pelas pessoas que conheci e pelos lugares que visitei. Fico feliz pelo que vivi!

5 comentários:

Renato disse...

Alan!
Lindo post.
Tb estou quase a completar um ano de Europa/Alemanha. Saiba de uma coisa, voce faz parte de muitos momentos fantásticos que tive por aqui.
Danke.
Merci ;-)

Anônimo disse...

Olá meu querido! Fico muito feliz com essa constatação pois o mais importante da vida você tem que é a " Audácia " No bom sentido e para contatar isso é só olhar o seu currículo de vida intensa,sempre apostando no lado positivo da vida,portanto nada mais justo do que esse saldo de alegria e o sentimento de gratidão ao Criador por tudo que lhe é peculiar. Um beijo carinhoso e fique com Deus.

Marlene Maravilha disse...

Alan,
Parabéns por teres conseguido ser feliz e achar o teu espaço.
Realmente não há dinheiro que pague nossas experiencias e crescimentos emocionais.
Lindo post.
bjo

Anônimo disse...

Pois e. Vou me lembrar disso.

BTW, Malmo e muito mais legal que CPH. E tenho dito.

Beijocas, Fer
P.S. = amanha, Esplanaden, 12:00, does it ring u a bell ???

Anônimo disse...

Oiii
Querido, tudo bem???
estou dando uma pasada no seu blog
e dizer que esta o maximo, como sempre.
te adoro!
saudades!
bjus*