quarta-feira, maio 03, 2006

A primeira impressão NÃO é a que fica

Em uma conversa com o meu pai algum tempo atrás, nós concordamos que a primeira impressão não é a que fica.

O feriado prolongado em Barcelona foi magnífico e fiquei feliz por ter voltado lá e ter revisto o conceito que tinha dessa cidade cheia de estilo, bela arquitetura, tempo bom, gente descolada de toda a Europa e de todo o mundo. Pelo tanto de gente nas ruas, não acredito que havia um quarto de hotel vazio na cidade.

Saímos de casa um pouco atrasados na sexta-feira para encontrar o RER com um acidente na linha B que leva ao aeroporto, ou seja, a linha estava SUPER congestionada com os trens indo a 5 km/h. Como o Mike consegue ser ainda mais ansioso do que eu, tentei manter a calma ou teríamos um ataque de nervos antes de chegar ao aeroporto. Parecia cena de “Esqueceram de mim” com nós dois correndo para o check-in.

Chegamos em Barcelona por volta das 21:30 e só pelo hotel eu já sabia que a viagem ia ser boa. O hotel Chic & Basic Born abriu há somente 3 semanas e eu posso apostar com quem quiser que esse hotel vai estar em todas as “Hot Lists” no ano que vem. O prédio era um antigo colégio que foi transformado num hotel super moderno. Tudo Os quartos são totalmente brancos e um dos diferenciais do hotel é um esquema de luzes coloridas que você pode trocar no seu quarto através de um controle remoto que te deixam à disposição. Além disso, tem um longe em que você pode petiscar o dia inteiro (incluso na diária, então imagina o prejuízo que eles tiveram com a gente...). Nesse lounge fica uma máquina de café expresso, barras de cereais, frutas, chás, leite, sucos e água.

Agora vamos às ruas de Barcelona. Não sei o que mudou aqui desde a minha primeira visita em 2001, fato é que a alegria de Barcelona não fica dentro, mas fora. Pode ser que a minha expectativa na primeira viagem fosse de uma Europa organizada com prédios bonitinhos, tudo organizado, etc. Barcelona não é assim! Aqui as roupas ficam penduradas nas varandas no amontoado de prédios perto da praia e creio que ao olhar pra isso pela primeira vez eu devo ter pensado “Credo, olha esse monte de prédios caindo aos pedaços e esse monte de roupas pro lado de fora. Será que esses prédios não tem estatuto proibindo os moradores de fazer isso?” e dessa vez eu não pensei nada, me perdi um pouco pelas ruelas perto da praia para observar a variedade de cores nas varandas, divindo espaço com cata-ventos, plantas e outros objetos que parecem colocados ali por um decorador de ambientes.

Mais uma vez revi Gaudí sobre o pretexto de mostrar “La Pedrera”, “La Sagrada Família” e o Parc Guell pro Mike, que visitava a cidade pela primeira vez. Acho sua arquitetura fantástica e dá à cidade um estilo único.

E o tempo também ajudou bastante dessa vez. Ou seja, o programa de todas as tardes era praia! Eu sempre gostei do mar, morando em Paris agora eu dou ainda mais valor para um cochilo na areia. E foi exatamente isso que eu fiz...êta sensação boa!

E através do Henrique, meu amigo ítalo-brasileiro com quem passamos o último Natal, conheci dois dos seus amigos que moram aqui em Barcelona – o Erick e o Diego, que foram super hospitaleiros e nos receberam muitíssimo bem. Uma noite nos levaram para jantar em Sitges, uma cidadezinha litorânea ao lado de Barcelona. Segundo me disseram, o Ronaldinho tem uma casa por lá e a cidade fica super cheia durante a temporada de verão.

A única coisa que ainda não consegui descobrir é se gosto mais de Madri ou de Barcelona...acho que vou ter que continuar viajando para os dois lugares até que o dilema seja resolvido! Se é que um dia ele será...





Casa Batllo de Gaudí no Passeig de Gracia



La Sagrada Familia, atualmente prevista para terminar no ano de 2022




Parc Guell



Os novos amigos Erick (italiano) e Diego (mexicano); eu e o Mike

8 comentários:

Renato disse...

Barcelona...
Moraria lá facil!
Eu AMO Barcelona.
Acho que essa cidade combina com tudo.
Bem, estamos re-estruturando nosso escritorio lá, quem sabe duma proxima voce nao precisa ficar em hotel....
hehehehe
Adorei o post! ;-)

Vick disse...

Alan? O que???? Barcelona e Madri??? Claro que BARCELONA ganha disparado!!! Madri nao tem praia, nao tem Gaudí, nao tem o Born, os descolados e nem os pentelhos dos catalaos!!! Anyway, que bom que você aproveitou e quero um weekend descolado chic bom bonito e barato em Paris em Maio... e já peço o sofá azul emprestado!!!

RM disse...

Não posso comparar Madrid a Barcelona porque não estive em Barcelona, mas amooooooooooooooo Madrid e a Espanha no geral! Acho que não existe lugar feio nesse país... já estive em vários fins de mundo lá e são sempre interessantes e cheios de graça. Preciso ir a BCN urgente - todos que me conhecem dizem que é a minha cara! ;-) Quem sabe nesse próximo verão europeu...
Adorei as fotos!!
Beijos! (não posso escrever muito senão o Rê fica com ciumes - hahahaha!)

Anônimo disse...

Lembrou do Albergue Espanhol?
Tati

Marlene Maravilha disse...

Gosto das tuas viagens. Lembram as minhas, aonde vivi tudo de bom.
Eu amo Barcelona e como sempre viajo contigo; já que no momento não tenho viajado de verdade. Mas, me aguardes, qualquer hora destas apareço pra visita e um belo chá.
Eu também não sei o que dizer. Amo Madrid, mas acho que Barcelona parece mais comigo.É meio artística e eu me sinto meio assim. Bem, aonde tiver que ir eu vou, aonde tiver que morar,eu moro. Melhor assim, não achas?
Amei as fotos.
Viva a vida, é vivendo que fazemos diferenças no emocional.
beijos carinhosos

Anônimo disse...

Eu gostei muuuito mais de Madrid.
Não sei se é porque eu estava lá quando o Brasil foi penta (e eu saí desfilando pelas ruas com a minha camiseta amarela fazendo o maior sucesso), mas eu achei a cidade muito mais bonita, organizada e... enfim.
Foi o que eu te disse: achei Barcelona uma versão melhorada de São Paulo.
Talvez eu tenha que voltar pra lá um belo dia... Quem sabe escolher alguma agência espanhola por dois anos, hein ? Risos... WMEOPS, talvez ?
Beijão

RM disse...

onde vai ser o finde dessa vez? beijos!

Anônimo disse...

Alan,
queria ter comentado bem antes...mas tudo bem? Entao gostou de Barcelona nè! Vamos ver se mudo a minha primeira impressao sobre Paris tambem nè! Com certeza!
Como gostaria de estar là com vcs tambem!Bom,logico que se sao meus amigos (Erick e Diego) so podia ser gente fina, nè! :)
ciao