sexta-feira, maio 12, 2006

Detalhes que fazem a diferença

Essa semana tive que usar terno, camisa e gravata em três diferentes ocasiões, o que significa que tive que passar três camisas.

Enquanto as estava passando, fiquei lembrando de quando eu morava no Brasil. Sexta-feira cedo eu ia para o escritório já preparado com as coisas para o final de semana em Jundiaí e dentre estas tais “coisas” estava o saco de roupa suja. Domingo eu voltava para São Paulo com o saco de roupa suja vazio e cheio de roupa limpa, cheirosa e passada para a nova semana – como num passe de mágica. Bom, pelo menos pra mim, já pra minha mãe e a Dona Tereza, aí já é outra história.

Eu demoro mais de meia hora para passar uma camisa e como o meu padrão de comparação é a maneira de passar da minha mãe, parece que nunca está bom. E tenho dúvidas se um dia chego lá...

Durante todo esse tempo relativamente ocioso passando camisa, também fiquei visualizando alguns tipos do escritório que costumavam desfilar com as suas “preciosas” camisas cor de laranja, verde limão e outras aberrações do gênero. E se a camisa é dessa cor, vocês não querem nem imaginar o estilo das gravatas! Chega a ser uma falta de respeito ao olho alheio!

Como tínhamos que usar terno, camisa e gravata diariamente; eu não me incomodava em pagar um pouco mais por uma boa camisa, uma vez que ela vai ser lavada várias vezes e se não for de boa qualidade, em questão de semanas a pobre camisa já estará em frangalhos. Mas muita gente parecia não se incomodar muito com o fato da camisa estar amarrotada, a ponta da gravata estar batendo no umbigo, meia branca com terno preto, entre várias outras pérolas.

E teve uma época em que colocarm no painel de recados uns desenhos tipo “Certo e Errado” do que as pessoas podiam e não podiam usar no escritório. Mas o recado foi mais voltado para as mulheres, uma vez que sem a obrigação de usar terno e gravata apareciam praticamente de havaianas no escritório nos dias mais quentes. Há que se concordar que não é porque de uma hora pra outra havaianas se tornaram fashion e são vendidas a EUR 15 aqui na Europa, que isso as qualifica automaticamente para o traje social.

Enfim, pequenos detalhes que fazem uma baita diferença!

6 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Sempre é muito fácil pra ti a livre expressão sobre um fato. Gosto muito disso. Típico de quem escreve ou deveria escrever em jornais.
Em relação a este post, considero que as mães sempre fazem falta, não é verdade? e quando não estão mais presentes por qq razão, continuam sendo lembradas. Isto também é bom.
Beijos

RM disse...

hehehe conheço bem essas pérolas que vc cita...
andava sumido, hein?
beijos!

Anônimo disse...

Que bom que você ainda lembra das camisas cheirosas e bem passadas, porque assim você está achando a minha falta ih ih ih ih!!!!
Estou brincando, mas acho falta do saco de roupa suja, pois ele significava você em casa nos finais de semana. Lavaria sempre se isso significasse te-lo por perto. Saudades e beijos

Anônimo disse...

Que bom que você ainda lembra das camisas cheirosas e bem passadas, porque assim você está achando a minha falta ih ih ih ih!!!!
Estou brincando, mas acho falta do saco de roupa suja, pois ele significava você em casa nos finais de semana. Lavaria sempre se isso significasse te-lo por perto. Saudades e beijos

Anônimo disse...

Ainda que você sabe passar camisas...
Acho que eu vou ter que fazer algum curso intensivo de dona de casa em algum lugar se algum dia eu realmente pensar em ser expatriada (a menos que eu vá trabalhar de tricô todo dia. Não tem que passar. Risos...)
Bjaum

Anônimo disse...

Alllaannn!!
Sei bem o que é isso, quando saí da casa dos meus pais não sabia nem como funcionava uma máquina de lavar roupas.
Ferro de passar é um objeto que não me faz a menor falta pq eu ODEIO ter que fazer este tipo de serviço, aliá já cheguei a conclusão que nasci para ser dondoca....tenho toda genética para isso, só me falta o pequeno detalhe chamado DINHEIRO!! rs...
É assim que damos ainda mais valor na mães, elas são realmente anjos que Deus manda para cuidar de nós...e eu e vc ainda recebemos dois anjos maravilhosos de presente, e a cada dia agradeço mais por isso!!
Mas é isso amigo liga o ferro e manda ver....ninguém merece!!
Beijo