quinta-feira, março 29, 2007

As necessidades de cada um

A legislação Brasileira garante ao trabalhador aí no Brasil 30 dias corridos de férias que teoricamente podem ser gozados de uma só vez ou em duas vezes (20 + 10). A outra possibilidade é pegar 20 dias de férias e ser pago pelos outros 10 dias.

Eu nunca fiz isso. Pelo contrário, queria é poder comprar 10 dias de alguém que quisesse me vender. E nunca compreendi muito bem como funcionam essas pessoas que dizem que estão com férias de 2 anos acumuladas porque "não puderam tirar". Balela! Acho isso a desculpa mais esfarrapada do mundo. O clichê 'ninguém é indispensável' nunca se encaixou tão bem quanto aqui. E como disse, não sei como as pessoas conseguem passar 1, 2 ou mais anos trabalhando sem parar, sem uma folga para recarregar os ânimos, respirar outros ares, acordar sem o alarme, ver lugares diferentes, sentar numa praia, ler um livro, ouvir uma outra língua, experimentar novas comidas...

Como no teste que respondi abaixo, escolhi o passaporte para simbolizar Freedom (Liberdade) e Excites me (Me deixa entusiasmado) e é justamente assim que eu vejo as férias ou mesmo os longos finais de semana quando parto para algum lugar. Funciona como a gasolina para o carro, é algo que necessito de tempos em tempos para poder continuar "rodando".

8 comentários:

RM disse...

eu penso EXATAMENTE como vc!!! e isso é uma das coisas que eu mais gosto aqui na Europa, que vc nao precisa ficar preso aquele um mes de férias e nem precisa esperar completar um ano p/poder te-las.
como diz minha mae: eu tenho rodinha nos pés... :-D

ps: ta chegando aquela viagem ao meu lugar preferido, hein??!!!!! aiaiai

Liv Araújo disse...

Uhh, concordo. Bem, eu não tinha férias há dois anos quase... mas é que isso fazia parte da minha vida de free-lancer que emenda um trabalho no outro. Tive dois curtos períodos de férias recentemente e ufa, deu pra recarregar as batiria. ;-)
Mas agora quero mais!

Helena disse...

hahahaahaha. é verdade, jamais consegui entender alguém poder sobreeviver ha 3 anos sem férias. Eu vivo tirando feriazinhas (e de vez em quando, feriazonas). e aqui na França, é, não é, o paraiso? Eles entenderam tudo. (Você tem RTT, por exemplo? Acho RTT mutio engraçado!) O que me emociona é quando chego na minha padaria e ela esta fechada porque nêgo tirou férias! (ou o Petit Casino da esquina, ou a loja de tabacos etc.) Esse pre-capitalismo francês é "déroutant" mas eles é que estão certos (imagino que em Paris as padarias tirem menos férias que aqui no sul, ou não?)

Anônimo disse...

Hahahahahahaha. Ninguem melhor do que eu sabe disso!
Beijos, saudade

Paola

Anônimo disse...

CARA DE PAU!!!
Eu que não entendo como uma pessoa tira férias 15 vezes por ano....
Beijo
Andrea

Marlene Maravilha disse...

Como sempre muito bom texto!
Eu estou totalmente de acordo. Não imagino pessoas que não tiram férias e muitas vezes dizem não necessitar delas. Inclusive acho muito triste.
beijos e uma excelente semana!

Anônimo disse...

Amore, tb concordo com vc!!!
Merecemos férias todo ano sim, sem falta!!! E tb merecemos viajar e descansar bastante.... hehehehe..
Saudades de vc girassol!!!
Mil bjossssss

RM disse...

aiiii to esperando as novidades desesperadamente! :-D
meu "livro" serviu?

beijos!!!
to indo encontrar o Re agora... dessa vez eu chego! hahahah!