sexta-feira, abril 27, 2007

E novamente no metrô de Paris...

O estrangeiro entra de um lado do metrô semi lotado e avista um lugar vazio do outro lado do vagão. Marcha no meio de todos e chega do outro lado.

Na configuração dos bancos, 4 pessoas podem se acomodar num tipo de ilha em que duas pessoas ficam cara a cara com as outras duas. Dois lugares na janela e dois no corredor. O lugar vago nesse caso é um dos lugares perto da janela.

Ele diz "Excusez-moi" enquanto os outros mal movem as pernas para dar pessagem. Ele entra mesmo assim. Porém ao entrar, cambaleando no meio das pernas dos outros passageiros e do vagão em movimento, ele esbarra com a mão nos óculos da francesa de 45-50 anos sentada em uma das cadeiras do corredor.

“Me desculpe” ele diz. Ela dá um quase berro, tira os óculos, examina-os e passa os dedos ao redor dos olhos como se um deles tivesse sido estirpado pela esbarrada do estrangeiro.

Ela reclama, diz meias-palavras e passa o papel que está na mão dela para a mão do estrangeiro dizendo “Faça pelo menos alguma coisa boa por mim, vote na Segolène”. Ele imediatamente revida, retornando o papel para ela com um tácito “Eu não voto!”

Chegamos na próxima estação e os outros dois passageiros do metrô de Paris descem, deixando a francesa e o estrangeiro sozinhos. Ela, que estava sentada ao lado dele, muda de lugar e se põe face a face, como se fosse começar o debate.

Silêncio breve. A francesa continua a analisar seus óculos.

Não demorou muito até que ela se manifestasse. Olhando para os óculos, ela solta “Me passa seu endereço, você vai pagar o conserto dos meus óculos”. Vale dizer que os óculos não pareciam nem de longe danificados. O estrangeiro, achando que a tal senhora tivesse tendo um espasmo de loucura, não se manifesta. Ela repete “Me passa seu endereço e telefone”. Ele olha para ela sem entender o que está acontecendo. E a francesa diz pela terceira vez “Me dá o seu telefone, tenho testemunhas aqui que presenciram tudo”.

Já sem paciência para a insanidade da francesa, o estrangeiro num ato abrupto retoma a folha que ela lia sobre a Segolène Royal, olha bem no fundo dos olhos dela e diz “Me dá uma caneta”.

Silêncio breve novamente. A francesa abre a bolsa com hesitação e meio que sem jeito fecha a bolsa sem lhe passar a caneta e delicadamente pega a sua folha de volta dizendo “Mas você não fez intencionalmente, não é?”

Como ela vai descer na próxima estação, ela segura as mãos do estrangeiro e lhe deseja um bom dia. Antes de sair ela diz “Me desculpe, agi tomada pela dor”. E retifica o desejo de une bonne journée.

Um amigo que vive aqui em Paris há muito mais tempo do que eu, ao ouvir a história, lançou o veredito de imediato “Ah, mais uma das senhoras solitárias e sem sexo de Paris em busca de de contato humano”. Pobre criatura!

9 comentários:

Anônimo disse...

Ela pode até ser mesmo uma pobre criatura, mas vive em PARIS!!!!!
Tudo de bom!!!!
Beijo e muita saudade!!!!
Nosso encontro foi tão rápido, que ficou um gostinho de quero mais. Mesmo assim, ainda bem que ele aconteceu!!
Paola

Helena disse...

hahahahahahahahahahahahhahaahaha, que historia otima otima. Dessas que salvam o dia. Muito engraçado. (Menos engraçado se a gente pensa na solidão da coitada. Mas talvez não seja solidão. Ela estava soh te azarando!).

Renato disse...

Hahahahahahaha....
Vou comecar a andar nos metros de Paris com o cabecao de tartaruga pra ver se alguem me esbarra nos oculos. ;-)
Lindas fotos da Costa....
To indo... fui!

RM disse...

hahahaha muito boa!! to imaginando a cara da mulher.....

Anônimo disse...

Alan, querido!!!
Saudades das suas estórias e desse senso de humor inteligentissimo que só vc tem... vc faz mta falta, viu!
Espero que esteja td bem por ai...
Mil bjs, Malu

RM disse...

Por onde anda o senhor?? Beijos!

Marlene Maravilha disse...

Estar em Paris é tudo de bom!!!!
Passei para te deixar um grande beijo!

RM disse...

Olá!!!!
Nao, vou p/Gréciaaaaa! ;-) Nao vejo a hora!!
A foto do blog é da Riviera Ligure, Cinque Terre, estive lá há 2 fins de semana atrás.
Pelo jeito vc anda ocupado por ai... qdo vai ter férias?
Beijos!!

Helena disse...

Alan, o Fooding de Paris é em Vitry s/ Seine, no dia 10 de junho. O link pro menu, pra você ficar com agua na boca: http://www.lefooding.com/evenements/2007/ete/vitry.php