quarta-feira, janeiro 24, 2007

O verdadeiro luxo

Viajar de primeira classe ou melhor ainda, viajar no próprio avião ou fretar um; a última coleção Armani (Giorgio óbvio, não Emporio), Gucci, Dolce & Gabbana e todas as outras últimas coleções das lojas da Avenue Montaigne; os restaurantes três estrelas Michelin com pratos tão cuidadosamente pensados e criados de forma a serem praticamente uma obra de arte, uma jóia peça única...enfim, a lista do luxo pode se estender por parágrafos e mais parágrafos.

Faz sonhar. Empresários, consumidores, trabalhadores...Para os primeiros, o que pode ser melhor de ter um produto para ser vendido para aquela gama da população que pode comprar 'quase' tudo sem se preocupar com preço, liquidação ou pechincha? Produzir um produto diferenciado em que pouco importa o preço, mais vale o status de tê-lo e poder exibí-lo. Já para o consumidor (será que o comprador de luxo também pode ser chamado consumidor? Deveria ter uma expressão mais chique, consumidor é meio pobretão, não?), este busca se distinguir dos demais e salientar ainda mais o valor da sua riqueza. Roupas caríssimas, finais de semana jet setting nas cidades, hotéis e restaurantes mais badalados do mundo - you name it, tudo o que tiver uma aura de exclusividade é o suficiente para atrair a atenção deles. Já para os trabalhadores, fica o desejo de trabalhar para uma marca que vende 'sonhos', o quase inatingível...

Não sou capaz de precisar o número de formandos da minha turma cujo alvo era trabalhar com o mercado do luxo. Provavelmente metade da turma. Talvez mais.

A ilusão do glamour atrai muitos. Seja pelo métier em si, seja pelo contexto de se infiltrar em um seleto clube, com acesso a poucos.

Fazer um MBA numa das mais prestigiadas universidades do mundo pode ser considerado um luxo. Seja pela seleção acirrada daqueles que farão parte das pessoas a segurar esse título, seja também pelo preço que se paga pelo curso. Tendo dito isto, contratar um MBA é praticamente um luxo para as empresas também, que precisam chegar aos famosos níveis salariais que pedem esses graduandos.

Para a grande maioria, o salário pós-MBA é o fator MAIS importante de todos na negociação para o emprego que nos aguarda ao final do curso. Eu sempre me questionei se esse é o fator que realmente o que me levaria a tomar a decisão final quanto aos próximos anos da minha vida.

E é justamente aí que eu volto no paradoxo do luxo. O que é realmente o luxo? De alguns amigos que vão trabalhar no setor financeiro em Londres, com salários altíssimos, eu ouvi que antes da meia-noite eles nunca conseguem deixar o escritório. E final de semana, esquece. Aí entra a pergunta - e com a fortuna que eles ganham, fazem o que?

Longe de mim a intenção de ser hipócrita nessa analogia, todos sabem do meu sentimento pró-capitalismo e do meu 'gosto requintado', que requer dinheiro para ser mantido; mas ter que trabalhar 13, 14, 15 ou mais horas por dia, todo dia, como uma rotina, faria com que eu estivesse tão cansado que nem teria tempo ou vontade para gastar o dinheiro com o meu 'gosto requintado'. E me pergunto como fazem com a vida pessoal e social.

Chego à inevitável conclusão de que depois de um certo nível social, o luxo passa se chamar 'tempo'. Tempo para viajar, tempo para cuidar de si mesmo, tempo comer (ou cozinhar) pausadamente uma boa refeição, tempo para ser gastos com as pessoas que a gente ama...e como o tempo não pode ser comprado (pelo menos por enquanto), o mesmo se torna raro, precioso!

Não creio estar dizendo algo novo aqui. Muita gente chega a essa conclusão, mas quando percebem, por vezes já é tarde demais e daí, mais uma vez, o tempo não permite voltar atrás. Decisões devem ser ponderadas e muitas vezes não é somente na razão que encontramos a resposta que nos trará felicidade. Pelo contrário. Acho que nas mais importantes decisões da vida, a intuição tem uma grande influência. Para mim por enquanto tem funcionado!

5 comentários:

Anônimo disse...

querido Alan,
gostei desse post! tudo real, as vezes nao pensamos mesmo e trabalhamos (eu sei bem isso) mais do necessario, pra ter sempre mais mais mais! e nem percebemos que acabamos tendo sempre menos....tempo pra fazer oque gostariamos fazer com as disponibilidades adquiridas nè?
Jà tinha pensado antes se vale a pena tudo isso, e estou tentando arrumar mais tempo pra mim mesmo, pra poder VIVER!
abraçao

Anônimo disse...

Nenem...
Sem comentários...
Concordo com vc sem tirar nem por...
E digo mais... tempo é agora, é hoje... não sabemos o que vem pela frente, mas cooperamos com o que vai acontecer... então temos que fazer o melhor, aproveitar o melhor... CARPE DIEM... SEIZE THE DAY!

Saudades.
Bjs,
Egle

RM disse...

concordo plenamente! :-)
beijos!

Renato disse...

Adorei o post.
Encaixa-se muito bem a minha atual realidade, tudo bem, sei que sou LUXO tambem!
BKBL!!
Te vejo amanha em Marseille.
A bien tot! ;-)

Anônimo disse...

Allllaaannnn!!
Adorei...é a pura verdade!
Beijos luxuosos!
Andrea