domingo, janeiro 07, 2007

Não foi em Copacabana, mas...

9…8…7…6…5…4…3…2…1…

E mais um ano termina e fogos de artifício no mundo todo estouram para anunciar a chegada do ano novo.

Eu ainda não tive a oportunidade de passar o ano novo em Sydney, Cape Town ou em várias outras cidades do mundo, mas de todas as minhas festas de ano novo, o Brasil ganha disparado nesse quesito. Calor, verão, praia, todo mundo vestido de branco, as tradições para trazer sorte no ano seguinte – tudo isso coloca a gente num clima muito especial que está longe do que senti quando passei o ano novo nos Estados Unidos ou aqui na Europa.

Mas esse ano foi diferente. Cansado das festas caras e chatas que são organizadas para o réveillon em Paris, um grupo de amigos resolveu rumar para o sul da França para celebrar a chegada de 2007 em Saint Chinian, lugar que até mesmo poucos dos franceses com quem conversei já estiveram ou até mesmo conhecem.

As reações eram sempre parecidas “Ããã, onde?” e eu calmamente respondia “Saint Chinian, fica a uma hora de carro de Montpellier”. Estávamos em um grupo de oito pessoas e alugamos quartos no que eles chamam em francês de “Chambre et Tables d’Hôtes”, ou seja, uma pensão tipo bed & breakfast onde o dono do local é também o cozinheiro e prepara o jantar para os hóspedes todas as noites.

Sem ter que se preocupar com o que fazer ou onde ir na noite do dia 31, o fato é que nós passamos um réveillon super agradável – boa companhia, ótima comida (e eu fiz eles cozinharem lentilha pra gente pra trazer dinheiro em 2007, trazendo as tradições brasileiras para a França), muita música, ambiente agradável e a falta da praia para pular as sete ondas nem foi tão importante.

Para os amantes de viagens como eu, uma breve sequência do que visitamos e quando estiverem na França com tempo para explorar o país, essa região vale a pena de ser visitada. Com cidades medievais, vinícolas e boa comida, a região de Languedoc-Roussillon tem um charme e caráter extraordinários.

Logo na chegada aproveitamos para visitar Montpellier antes de seguir para Saint Chinian. Eu adorei Montpellier! Cidade universitária, cheia de gente, bons restaurantes, o centro da cidade é charmoso e as pessoas são agradáveis. Acredito que no verão a visita seja ainda melhor, quando além da cidade, pode-se também aproveitar o mar.

De St. Chinian exploramos as cidades de Roquebrun e Olargues. Em Roquebrun comemos em um restaurante com vista para o rio e no caminho entre esses dois vilarejos passamos por Gorges d’Héric, que traduzindo ao pé da letra quer dizer Garganta de Héric, que são uma série de montanhas, altas e com cortes abruptos, que formam uma paisagem magnífica. Em Olargues, numa igreja do século XI visitamos uma exposição de presépios vindos de diferentes partes do mundo.

No dia 31 queríamos ao menos chegar perto do mar. Seguimos para Perpignan (pedido do Mike, ou melhor insistência do Mike, porque todos sabíamos que não tinha nada pra ser visto por lá), e depois seguimos para Collioure, cidade beira-mar quase na fronteira com a Espanha. Parecia que tínhamos pulado o inverno e já chegado na primavera, pois o sol brilhava, a temperatura era de 16 graus e a paisagem de um vilarejo às margens do Mediterrâneo é algo sempre agradável. Poder sentar na varanda de um restaurante aqui na França em pleno mês de dezembro é algo maravilhoso e estar perto do mar no último dia do ano com tamanha beleza ajuda a recarregar as energias para o ano seguinte.

No dia 1 levantamos tarde e seguimos para Minerve, considerada uma das mais belas cidades da França. Realmente linda e vale a pena a visita, só que tudo estava fechado! Então a nossa visita não durou muito tempo e de lá o resto do pessoal queria seguir para Carcassonne, onde eu acabei de ir com os meus pais, mas fui sem problemas, porque adorei Carcassonne, a cidade medieval mais bonita e melhor conservada da França, patrimônio da Unesco.

E no dia 2 era hora de voltar pra casa. E começar o trabalho novo, só que agora não mais como um projeto, mas como contrato definitivo, o que me dá direito a férias, então já posso começar a pensar onde será a próxima jornada. Pra dizer a verdade, eu já sei pra onde vai ser...ou alguém acha que eu concluo uma viagem sem ter outra em mente?

7 comentários:

Anônimo disse...

Queris...é bom que nessas férias vc inclua o Brasil pq senão vai ter briga hein...e eu, por consequêcia, excluo Paris das minhas próximas...rsrsrsrs.
Saudades.
Bjs.

Renato disse...

Alan!!
Finalmente apareci! hehehe
Atualizei o meu tambem....
Feliz 2007!
Aqui, lá, onde for.
:-)

PS: Vai fazer algo dia 2.2? Vamos a Marseille? hehehe ;-)

Anônimo disse...

Final do mise ?
Expatriação ?
Só me formo em 2008... Tem muito market economics pela frente... Hehehehehe...
[:)]
BTW, feliz 2007 ! Vc merece...
Beijos, Fer

Marlene Maravilha disse...

Ao ler os teus posts sinto-me em casa. Parece que te conheço muito e que temos muitas coisas em comum.
continuando a ler, viajo muito também. E de verdade. Pego trem, avião, ônibus. Aonde vais, consigo vislumbrar lugares que já fui, coisas que gostaria de repetir, enfim...sinto-me viva. Gosto da maneira que vives e sinto-te sempre extremamente sincero aos teus comentários. Poderias ser um escritor, com certeza.
Beijos

RM disse...

ai, Alan!!! está criando intriga, hein? hehe clica na montagem p/aumentar e vc vai ver minha mae em algumas fotos ;-)

beijos!!! no blog do Martin (http://seelig.blogspot.com) tb tem mais foto nossa e no dela tb.

Marlene Maravilha disse...

Querido, passei para deixar o meu beijo. Aguarda-me. Este ano irei a Paris. Digo por fé, e fé é acreditar nas coisas que se naõ vêem e a certeza de que elas vão se concretizar.

Marlene Maravilha disse...

Olá! Tudo bem?
Um beijo!