sábado, abril 22, 2006

Ética e Performance

Dia 1:

TGV Paris – Marseille
Comecei bem a minha jornada – o controlador do trem me pergunta antes do embarque: “Por acaso eu te vi na televisão ontem?” :-)

Vim no trem assistindo Desperate Housewives e comecei a assistir Lost, então as 3 horas a 300 km/h passaram tão rápido que mal pude perceber.

Que alívio chegar em Marseille. Além de ver o mar, o céu azul e a temperatura de 21 graus me trouxeram um sorriso ao rosto imediatamente!

Antes de vir ao monastério, eu e os meus amigos do MBA fomos almoçar no Vieux Port de Marseille, que aliás me fez lembrar vividamente dos tempos que morei em Beirute. Não sei se pela arquitetura, se pelo Mediterrâneo, se pelo sol, se pela boa comida e se pela combinação de tudo isso junto...

Almocei de camiseta, ao sol olhando para o mar!

Viemos para o monastério pela tarde. Estamos no distrito de Var na cidade de St. Baume. A paisagem da Provence é indescritível – estamos nas montanhas e o monastério é uma casa bem antiga com acomodações simples, porém confortáveis e o seminário nem começou ainda e eu já acho que valeu a pena ter vindo até aqui.

E ainda vale mencionar o fato de que a cozinheira é fantástica – o nosso jantar ontem foi sopa de alcachofras seguido de quiche de abobrinha com salada verde e salada de frutas de sobremesa. E que prazer acordar hoje com o cheiro de croissants feitos artesanalmente e que chegaram à mesa ainda quentes, junto com café, baguete, suco de laranja, manteiga e geléias – tipicamente francês.

O seminário começa daqui a pouco e pelo que ouvimos do padre que vai conduzir as discussões, vai ser algo bem interativo onde iremos discutir casos práticos de ética. O ambiente reflete bem o MBA – 14 pessoas de 13 países diferentes. Promete ser interessante.

Dia 2 e 3:

Passamos o dia todo no seminário. Como nos foi dito, nesse tipo de seminário nós saímos com mais perguntas do que quando chegamos. Por razões de confidencialidade, não posso escrever aqui o que ouvi ou o que foi discutido no seminário, mas vários temas foram tratados, como por exemplo assédio sexual, corrupção, roubo no ambiente de trabalho (exemplo: alguém que está pegando dinheiro do caixa para pagar medicamentos para o filho doente), política de recrutamento (por relacionamento ou por competência), relocação de fábricas para outros países como India e China, entre outros.

O ponto alto desses dias foi a visita de um alumni HEC que é dono de um banco privado de gestão de fortunas, o Sr. Bernard Maurel, principal acionário do Banco Martin Maurel, que veio para jantar e depois conversou conosco por aproximadamente duas horas. Como é de se imaginar, essas horas praticamente voaram para tudo o que o Sr. Maurel tinha para nos contar.

Dia 4:

Volta para Paris! Finalmente estou em casa depois de quase 10 dias fora. É bom viajar e é bom voltar pra casa também. Um pouco de rotina ajuda a manter o equilíbrio e é por isso mesmo que eu vou pra academia daqui a pouco.

E aqui abaixo algumas fotos do local do seminário.

Em Marseille, eu e os meus amigos do MBA - Luca, italiano e Pape, senegalês


Ainda em Marseille, com o Romain, francês, e o Luca


Em direção ao seminário em St. Baume




A vista do meu quarto


O monastério


A janela do meu quarto

6 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog tah demais !
Fotos lindas, histórias muito boas... Mesmo, mesmo, mesmo...

Vou falar com a Clau sim. E falando no "Caçador de Pipas", jah li faz um tempinho. É demais - me fez pensar bastante na vida !!

Beijocas, Fer
P.S. - Me manda um chocolate ? =)

Anônimo disse...

Eu aqui pensando que seriam 10 dias de penúria e reclusão, e você tratado a croissant artesanal... Incroyable! A tua vida aí não fica ruim nunca, é?
heheheh
beijinho, Tati

Anônimo disse...

Coragem!!!
SAbia que vc não deixaria de fora o comentário do cara do trem....
Saudade
bjsss

RM disse...

Oi,Alan!
Esses dias devem ter sido muito bons mesmo! Só de curtir uma temperatura mais agradável já valeu a pena...
Adorei o cardápio do monastério (sou vegetariana....).
O comentário do cara do trem foi o melhor! hahaha!
Beijos!

Marlene Maravilha disse...

Alan, eu viajei contigo! almocei e jantei tudo também. Adorei.
Vivi a Provence, Marseille e tudo o que se pode imaginar. O sol, o mar, as paisagens das fotos, enfim...muito bom! Muito lindo.
Que bom que retornaste a tua rotina. Este é o melhor momento das nossas viagens, o saber que tens um lugar lindo para onde voltar. Só assim sabemos aproveitar bem as viagens e tudo o que elas nos oferecem. Eu, ao contrário de muita gente, amo a rotina. Dou sempre muito valor ao meu regresso.
Que Deus te dê graça para aproveitares com esta visão o que Ele tem te dado.
abraços

Renato disse...

Ola Meu Amigo!
Sei que ando distante, mas estava justamente viajando... justo para Marselha, hehe. Cheguei ontem.
Amei o lugar e as pessoas, alem de pegar um brinze em St.Tropez, logo voce vera o post no meu log, hehehehe.
Fiquei com pena do acontecido sobre o show... :( Espero que consiga.
Abraco forte,
Renato