quarta-feira, dezembro 21, 2005

Strasbourg

Passei os dois últimos dias em Estrasburgo, fronteira da França com a Alemanha e provavelmente a cidade com o mais famoso "Mercado de Natal" em território francês.

Para aqueles que se lembram da minha viagem ao Loire, mais uma vez parecia que eu estava dentro de um parque da Disney. A cidade inteira iluminada e cheia de decorações de Natal para todos os lados e turistas aos montes. Certamente vale a visita...não sei como é a cidade no restante do ano, mas no Natal é diversão garantida.

O mercado de Natal, além de decorações e apetrechos natalinos, vende comida aos montes - uma mistura de quermesse brasileira com Natal franco-germânico, uma vez que pude tomar vinho quente, comer maçã do amor, pretzel, baguete com queijo brie ou munster e bacon, frutas com chocolate, queijadinha (aliás, o pacote de queijadinha com 500 gramas sai por EUR 11, eu achei caro, mas confesso que não tenho idéia de quanto custa no Brasil), entre várias outras coisas.

Por estar bem na fronteira entre a França e a Alemanha; Estrasburgo, apesar de pertencer à França, tem uma forte influência alemã, visível principalmente na arquitetura e culinária, mas sem dúvida bem mais interessante do que se tivesse do outro lado da fronteira, uma vez que o "savoir vivre français" faz toda a diferença.

Além do Mercado de Natal, Estrasburgo também é sede do Parlamento Europeu, sede do Tribunal de Direitos Humanos da Comunidade Européia e Conselho Europeu. Claro que acompanhado do Mike, estudante de Mestrado em "Public Affairs" na Sciences Po, nós fomos visitar esses marcos da cidade, que ficam fora do eixo turístico e os prédios têm uma arquitetura moderna, diferente de quase todo o resto da cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

E nem lembrou de mim??
hehehe
Estive lá agora, já que você não ia estar em Paris. Comi muita tarte flambée...
beijo
Tati