segunda-feira, janeiro 30, 2006

HEC Paris - 22 no ranking mundial

Saiu hoje o ranking do Financial Times para os melhores MBA's do mundo - HEC Paris pulou de 37 para 22 no ranking mundial!!

Tivemos até café da manhã para celebrar a notícia e a dean chegou com sorriso aberto hoje de manhã.

Ótima notícia para HEC e melhor ainda para nós que estaremos buscando emprego em breve.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Me mudei pra Paris

Finalmente! Estou deixando a província de Jouy en Josas para ir morar no centro de Paris e não ter que ficar imitando Cinderela fajuta tendo que deixar a cidade às 22:30, horário do último trem de Paris com destino à Jouy (fajuta porque na história real pelo menos ela tem que deixar o baile à meia-noite, uma hora e meia a mais do eu tinha!).

Várias foram as ocasiões em que estávamos em um grupo comendo, super descontraídos e eu notava que eram quase 22:30, então pagava a conta e corria feito louco para poder chegar até a estação de metrô a tempo de não perder o trem. Tal lapso custa EUR 40, o valor do taxi de Paris de volta para HEC.

Mas como nem tudo são flores, tal conveniência para os fins de semana significam um sacrifício extra no meio da semana. Ou seja, vou ter que acordar geralmente por volta das 06:00 para poder chegar em tempo para a aula que começa às 08:00. Pelo menos consegui carona com um amigo que vem de carro, assim não tenho que vir de trem! O problema do trem é que da estação de Jouy en Josas até o campus HEC é uma subida que coloca o físico de qualquer um à prova. Com chuva então fica uma beleza...

Mas não posso reclamar, estou adorando meu apartamento novo. Semana passada lavei a alma - fui às boulangeries para comprar meu café da manhã, fui ao cinema, saí a noite; tudo isso sem sequer nem ter que tomar o metrô!

Quanto à vida acadêmica, essa semana comecei o meu Projeto de Marketing, um dos tópicos obrigatórios nessa segunda fase do MBA. Estou fazendo um projeto para a rede de hotéis Sofitel do Grupo Accor, exatamente o que eu queria, mas pelo encontro que tive com o pessoal do Marketing do Sofitel essa semana, eu e meu grupo teremos uma tarefa árdua pela frente! Mais notícias virão assim que começarmos o projeto.

Fora isso, depois de uma grande pressão das meninas latinas do programa, resolvi participar do clube da salsa hoje e não é que me diverti...achei bem legal essa história de dançar salsa e acho que vou continuar participando todas as quintas-feiras. O vexame vai ser se eu dançar salsa melhor que samba, o que não é difícil uma vez que eu não danço samba!

Acho que esse final de semana vai ser bom também. Apesar de ter trabalhos para preparar para a próxima semana e também ter que estudar para a prova de "Organizational Behavior", tenho um amigo chegando para me visitar na sexta-feira e no sábado eu consegui uns convites VIP para uma das festas de encerramento do "Paris Fashion Week" numa das boates mais concorridas daqui de Paris no momento chamada "La Suite", então chamei alguns amigos aqui do MBA para virem comigo. Vou caprichar no visual e vamos ver no que vai dar essa festa...

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Valmeinier, Savoie, França






Esquiando nos Alpes

Passei o último final de semana com outros 110 MBA's HEC esquiando na estação de Valmeiner, que fica na região de Savoie, quase fronteira com a Itália. Posso dizer que fiquei orgulhoso de mim mesmo, pois esta foi minha segunda vez esquiando e lá fui eu no teleférico mais alto para descer de 2.600 metros até 1.500 metros esquiando! Achei o máximo...a sensação é ótima e fica melhor ainda quando você realmente aprende a controlar o esqui, podendo então se dar ao luxo de descer na maior velocidade.

Fiquei a maior parte do tempo na pista verde (existem quatro níveis de pista, sendo que a verde é a primeira e mais fácil, depois vem a azul, vermelha e preta, que é a mais difícil) e quando tentei descer a azul fui super devagar e nem aproveitei, de tanto medo que estava de descer rolando...caí algumas vezes, mas não muitas. Mas um outro amigo meu caiu, e o pior é que caiu enquanto a gente estava esquiando juntos! Caiu feio, bateu o joelho em um dos esquis e a queda foi tão violenta que rasgou a calça dele e fez um ferimento profundo na perna e o coitado até pontos levou...bom, levou não somente pontos mas também a conta da enfermaria, que incluindo o resgate chegou a quase EUR 400!!

Enfim, o final de semana foi muito legal e como estávamos em um grande grupo, a diversão foi garantida. Só a viagem de ônibus que foi meio cansativa, quase 9 horas dentro de um ônibus sem-vergonha e nada confortável. Deviam ter contratado a Itapemirim pra fazer o serviço com ônibus leito...

Aliás, voltando à minha história anterior, esse aniversário da Andréa deu o que falar...além de assumir publicamente que esqueci o aniversário, ainda errei a data! E fora que tomei uma bronca da Cíntia porque também esqueci o aniversário dela que foi no dia 26 de Dezembro. Papelão!!! Mas já me retratei por e-mail com as duas.

E enquanto eu estava esquiando minha amiga Tati, que eu não encontro há MUITO tempo, me escreve dizendo que resolveu vir pra Europa de última hora (detalhe: ela me escreveu aí do Brasil e embarcou no mesmo dia. Consequência - o muito tempo vai continuar sendo ainda maior pois ela esteve aqui em Paris bem no final de semana que eu não estava). Domage! Tati, você vai ter que voltar em breve!

E sei lá quando vou colocar a próxima história - o ritmo das aulas já está voltando ao MAIS do que normal e estamos cheios de material pra ler, casos pra resolver, dever para fazer...o professor de Mercados Financeiros fala de parábolas de ações com desvio padrão e retorno como se fosse a coisa mais trivial do mundo, passamos horas e horas debruçados tentando achar uma solução para um caso do lançamento de um produto que gera lucro negativo em Managerial Accounting e o professor de Organizational Behavior pede pra gente ler 30 páginas por aula e diz que é o mínimo que ele pode solicitar da gente! Fora as aulas, ainda tem CV Workshop, palestra "Visions of Leadership" e semana que vem temos o Carrefour HEC, uma feira onde várias empresas virão no campus para contratar.

Aí vou eu pra mais essa etapa!! Não estranhem se eu ficar um tempo sem atualizar o blog, acho que o parágrafo anterior explica tudo.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Esqueci o aniversário da Andréa...

Esqueci e infelizmente essa não é a primeira vez. Agora sinto que tenho que me retratar publicamente, afinal de contas mandar presente não vai dar mesmo!

Quem tem sorte com isso é a nossa amiga em comum, a Paola, que faz aniversário em Fevereiro, pouco mais de um mês depois da Andréa. Como quase sempre esqueço o da Andréa, lembro-me que daí não posso esquecer o da Paola no mês seguinte.

Andréa, juro que no dia 4 eu pensei "Acho que estou esquecendo alguma coisa..." (de verdade!!! não estou brincando não...), fato é que eu esqueci mesmo, mas isso não faz de você menos especial, afinal de contas uma mulher linda, loira e maravilhosa e uma super amiga de longa data não tem como não ser especial! Isso é amor antigo...

Tá aí, Feliz Aniversário atrasado Andréa! Estou morrendo de saudades!

terça-feira, janeiro 10, 2006

A fatídica noite do Reveillon

Eu ainda não contei como foi a noite do Reveillon em Paris, que certamente vale a pena ser mencionada para aqueles que não tiveram o prazer de estar aqui conosco.

Depois de assistir o ballet "O Lago dos Cisnes" na Opera Bastille (que aliás, a Amanda d-e-t-e-s-t-o-u!!! eu já devia ter imaginado, uma vez que ela ia forçada para as aulas de ballet clássico quando era criança - sei lá, deve ser trauma!), deveríamos prosseguir para a casa da minha amiga Kati, onde passaríamos a meia-noite.

Saímos por volta das 22:30 e tentamos obviamente em vão encontrar um taxi. Desistimos e fomos de metrô mesmo. Chegamos na estação que a Kati nos tinha indicado já era quase 23:20 e ainda tínhamos que pegar um ônibus. O lugar estava praticamente deserto e começamos a duvidar que o tal ônibus viria, então quando vimos algo que parecia ser um taxi, acenamos. O tiozinho do carro parou e abriu a janela. Nós, mais do que sorrateiramente pulamos dentro. Até aí tudo bem, só que o carro NÃO era um taxi!! Acho que o homem que estava dirigindo ficou com tanto medo que ele dirigiu por menos de cinco minutos e disse que a gente teria que descer naquele lugar, que era supostamente perto da casa da minha amiga...

Novamente, nenhuma alma viva na rua e um frio de rachar! De repente ouvimos a Dani "Olha um carro de polícia ali, vamos perguntar pra eles!" e lá fomos nós..."Comment est-ce qu'on peut arriver à cette addresse?", e os policiais disseram "Mais vous êtes loin..." ou seja, estávamos longe pra caramba da casa da minha amiga e já era quase 23:45...quando os policiais viram o nosso desespero, disseram "Allez-y" e lá fomos nós de camburão pra casa da Kati!! A Amanda e a Dani ainda deram um abraço e um beijo no policial e desejaram "Bonne Année" pra ele, que nos deixou na porta da casa da Kati.

Já a minha amiga do MBA, Labony, que estava tentando nos encontrar desde as 22:00, se viu perdida nas ruas de Clamart e resolveu parar numa festa de Reveillon com vários turcos, que aparentemente estava bem animada pelo que fiquei sabendo depois. A Labony chegou na casa da Kati por volta das 03:30, quando nós estávamos indo embora.

Agora a saga contrária, a volta pra casa - depois das meninas agarrarem um tiozinho armênio na rua e desejarem "Bonne Année" pra ele, o mesmo conseguiu convencer o taxista a aceitar cinco pessoas dentro do carro pra levar a gente até a estação de metrô mais próxima. Coisas de país de primeiro mundo porque se fosse aí no Brasil eles colocariam gente até no porta-malas, principalmente na primeira noite do ano.

Se o nosso 2006 for tão excitante como foram os nossos percalços para conseguir chegar na festa de reveillon e voltar pra casa depois dela, esse promete ser um ótimo ano!!

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Paris







Itália









Henrique, Alessandro e toda Família Fontanetti - muito obrigado pelo Natal fantástico que passamos aí com vocês. As fotos mostram como nos divertimos...

No comments





E elas se foram...

Pois é, as férias acabaram e a Amanda e a Dani se foram...foram e deixaram não só saudades, mas como uma carta linda que eu me deparei quando cheguei no apartamento ontem e chorei muito enquanto lia (isso não se faz!!).

A visita delas foi maravilhosa e eu não poderia ter tido férias melhores. E acho que elas também gostaram!

As aulas recomeçaram ontem com "Financial Markets". Eu, que não sou muito fã de finanças, tenho que tirar o chapéu para o professor, que antes lecionva no MBA da London Business School e aqui em HEC e agora resolveu ficar somente por aqui (afinal de contas ele é francês).

E tenho que confessar que também já estava com saudades de encontrar com os meus amigos e até das aulas. Sei que essa vontade de ter aula novamente vai passar rapidinho assim que a carga de trabalho começar a aumentar novamente, mas até lá eu já estarei pensando em férias de novo (tá vendo, acho que não consigo mais voltar à vida corporativa, esse negócio de ser estudante é super legal!) e assim vai.

Ontem a turma de Janeiro de 2006 chegou. É tão estranho ver como os parâmetros e as coisas na vida mudam...mudam e mudam muito! Eu me lembro do dia em que cheguei aqui (apenas 4 meses atrás) e não conhecia ninguém, cheguei a duvidar da minha decisão de fazer um MBA e mudar radicalmente a fiquei deprimido quando entrei no meu quarto de estudante praticamente vazio. Engraçado foi a sensação de voltar pra cá depois das férias, uma sensação completamente diferente da que tive na minha chegada - a sensação de estar voltando pra casa, de querer rever os amigos, de conhecer o local, de sentir saudades. Nada como o tempo para mudar e renovar coisas, pessoas, pontos de vista.

E para finalizar, vou colocar um poema que eu sei que a Dani adora e que mostra a importância da liberdade e da conquista:

"Goza, a euforia do vôo do anjo perdido em ti.
Não indagues se nossas estradas, tempo e vento, desabam no abismo.

Que sabes tu do fim ?

Se temes que teu mistério seja uma noite, enche-o de estrelas.
Conserva a ilusão de que teu vôo te leva sempre para o mais alto.

No deslumbramento da ascensão
se pressentires que amanhã estarás mudo
esgota, como um pássaro, as canções que tens na garganta.

Canta. Canta para conservar a ilusão de festa e de vitória.

Talvez as canções adormeçam as feras
que esperam devorar o pássaro.

Desde que nasceste não és mais que um vôo no tempo.
Rumo ao céu?

Que importa a rota.

Voa e canta enquanto resistirem as asas”

Menotti Del Picchia